Exerce suas atividades em território nacional desde 1990, desenvolvendo metodologias e tecnologias para a melhoria da gestão das empresas, dos empreendimentos e das obras, estimulando e promovendo a produtividade, a competitividade, a cultura diferenciada e o crescimento sustentável da cadeia produtiva da construção.
Para atender aos seus clientes, o CTE oferece consultorias, serviços e produtos de forma integrada em quatro áreas:
• Gerenciamento de Projetos & Obras
• Sustentabilidade
• Qualidade & Processos
• Inovação & Tecnologia
E mantém duas unidades focadas em redes de relacionamento e tecnologia da informação:
• ENREDS – Encontros e Redes da Construção
• Softwares Autodoc
O CTE atua em toda a cadeia produtiva da construção, com suas empresas e seus principais agentes:
• Investidores
• Agentes Financeiros
• Fundos de Investimento
• Órgãos Governamentais
• Contratantes de Projetos e Obras
• Proprietários de Imóveis
• Incorporadoras
• Construtoras
• Projetistas
• Fabricantes de Materiais e Equipamentos
• Fornecedores de Serviços
• Imobiliárias
• Administradores de Condomínios
• Entidades de Classe
Ser uma empresa líder em sustentabilidade, qualidade, gestão, tecnologia e inovação na construção, reconhecida pela excelência de seus produtos e serviços.
Fornecer serviços de consultoria e gerenciamento que resultem na sustentabilidade econômica, ambiental e social das empresas da cadeia produtiva da construção.
O CTE desenha suas estratégias, dimensiona seus produtos e atua no mercado, de acordo com princípios sedimentados ao longo de sua história:
1. Visão de negócios e conexão com o mercado
2. Geração de valor para clientes e stakeholders
3. Diferenciação de serviços e produtos
4. Excelência e credibilidade empresarial
5. Resultados e rentabilidade
6. Responsabilidade socioambiental
7. Planejamento, gestão e alta produtividade
8. Competência e desenvolvimento profissional
9. Formação de líderes e equipes de alto desempenho
10. Inovação e melhoria contínua
O CTE iniciou suas atividades com a diretriz básica de desenvolver um trabalho aplicado à realidade da construção civil brasileira com foco em tecnologia.
Ampliou o foco para o desenvolvimento de metodologias para implantação de sistemas de gestão da qualidade e inovação tecnológica e levou os conceitos da melhoria contínua para as empresas brasileiras da construção.
Capacitou centenas de empresas e profissionais e criou referências bibliográficas nos temas qualidade, gestão e tecnologia.
Inovou na introdução de conceitos e metodologias de gestão de empresas, projetos e obras e inseriu na agenda da construção as preocupações com a gestão estratégica, geração de resultados dos negócios e gestão de pessoas.
Criou metodologias inovadoras de gerenciamento, planejamento e monitoramento de obras e ampliou sua atuação com a gestão de obras de construtoras e incorporadoras.
Investiu no desenvolvimento de softwares e aplicativos para a construção AutoDoc, apontando a WEB como instrumento do futuro.
Associou-se ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial.
Pesquisou os conceitos de sustentabilidade e se antecipou no desenvolvimento de metodologias de gestão ambiental de empresas e empreendimentos, sendo uma delas a do green building. Criou competências com equipe de especialistas para a condução de projetos sustentáveis para diferentes tipologias de edificações.
Criou competência na área de estruturação e gestão de negócios imobiliários, viabilizando empreendimentos e promovendo parcerias entre incorporadores, construtores e fundos de investimento.
Foi convidado para participar do Programa Tear, idealizado pelo Instituto Ethos, com o objetivo fomentar ações de responsabilidade social nas empresas e nas suas cadeias de valores.
Passou a realizar os Encontros da Construção, com o objetivo de promover o relacionamento entre as empresas e profissionais da cadeia produtiva do setor e refletir sobre os desafios e novas oportunidades do mercado.
Tornou-se membro do USGBC.
Conquistou a certificação de seu SGI – Sistema de Gestão Integrada (qualidade, segurança, meio ambiente e saúde), segundo as normas ISO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001.
Passou a adotar os princípios da sustentabilidade empresarial em sua gestão interna, incorporando as dimensões econômicas, ambientais e sociais. Criou o Comitê de Sustentabilidade do CTE.
Publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.
Associou-se ao GBC Brasil (Green Building Council Brasil) e ao CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).
Aderiu ao Pacto Global da ONU e aos seus 10 princípios.
Criou o programa de gestão da sustentabilidade para incorporadoras e construtoras, com o objetivo de introduzir o DNA da sustentabilidade na estratégia e na gestão das empresas.
Foi vencedor do Prêmio Green Building Brasil 2011 na Categoria Empresa Sustentável de Serviços.
Passou a atuar em consultoria na área de desenvolvimento urbano sustentável.
Estruturou os 10 Princípios do DNA CTE, sedimentados ao longo de sua história.
Criou a Universidade Corporativa CTE, com o objetivo de promover a qualificação e capacitação de seus colaboradores e a formação de seus líderes, em todos os níveis e de acordo com as estratégias, a cultura e o DNA do CTE.
Formatou os eventos CTE visando a estruturação de uma Agenda Produtiva da Construção, focada em Gestão, Qualificação Profissional, Sustentabilidade, Desenvolvimento Imobiliário, Inovação, BIM, Qualidade, Desempenho e Industrialização da Construção, com o objetivo de definir caminhos que resultem no aumento da Produtividade setorial.
Aderiu ao PRI – Principles for Responsible Investment.
• Mais de 3.000 clientes atendidos em 18 estados do Brasil
• Mais de 1.600 empresas preparadas em gestão empresarial e certificadas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H)
• Consultoria em Construção Sustentável para mais de 220 empreendimentos
• Gerenciamento e monitoramento de prazos, custos, qualidade e sustentabilidade para mais de 400 obras.
• Mais de 25.000 profissionais capacitados em cursos e eventos
• 90.000 usuários dos Softwares AutoDoc
Para atender com eficiência a todos os seus clientes, o CTE conta com uma equipe altamente especializada, composta por mais de 200 colaboradores, com formação acadêmica em diferentes áreas e especialidades: arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia ambiental, engenharia florestal, tecnologia de edificações, pedagogia, psicologia, comunicação, marketing e administração de empresas.
Roberto de Souza
Presidente do CTE
Giancarlo De Filippi
Diretor de
Gerenciamento de Projetos & Obras
Anderson Benite
Diretor de Sustentabilidade
Mauricio Kenji Hino
Diretor de Qualidade
& Processos
Márcia Menezes
Diretora de Inovação
& Tecnologia
Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Especialista em gestão estratégica, gestão empresarial, gestão da qualidade, tecnologia da construção, sustentabilidade e negócios imobiliários. Autor de sete livros técnicos focados em Tecnologia e Gestão de Empresas Incorporadoras, Construtoras e Projetistas.
rosouza@cte.com.br
Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia pela POLI-USP. Pesquisador da área de planejamento e gestão da produção, lecionou no IFSP de São Paulo. É professor do curso de Pós-Graduação da POLI-USP (POLI Integra - FDTE). Auditor Líder ISO 9001 pelo IRCA, com MBA em Administração de Projetos pela FIA. Especialista em sistemas de gestão de qualidade, gestão empresarial, planejamento e gerenciamento de obras.
giancarlo@cte.com.br
Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Auditor Líder ISO 9001 pelo IRCA e Auditor OHSAS 18001 pela BSI. MBA Executivo pelo Ibmec Business School. PNL Practitioner. Especialista em Sistemas de Gestão Integrada (qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional) e Sustentabilidade na Construção Civil.
anderson@cte.com.br
Engenheiro Civil e Mestre pela Escola Politécnica da USP. Auditor Líder ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001. Especialista em Sistemas de Gestão Integrada (qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional), Gestão de Processos, Tecnologia e Desempenho para construção civil.
mauricio@cte.com.br
Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP e Mestre em Engenharia de Produção pela POLI-USP. Especialista em Qualidade e Produtividade pela FCAV/USP, com MBA em Gestão Ambiental pela Proenco. Auditora Líder pelo QMI e FCAV e Auditora Ambiental pela JPD Training Limited. Consultora qualificada GRI pelo Global Reporting Initiative. Especialista nas áreas de gerenciamento, gestão empresarial, meio ambiente e da qualidade.
marciame@cte.com.br
O CTE tem seu Sistema de Gestão Integrado (SGI) certificado pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 no seguinte escopo: gestão empresarial, tecnologia, sistemas de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente, sustentabilidade, planejamento e monitoramento de obras, coordenação de projetos, estruturação e gestão de empreendimentos imobiliários.
(publicado em 2007)
O Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), seus colaboradores e sua alta direção, reconhecem e declaram que:
• A sustentabilidade é o grande desafio para as atuais gerações, admitindo, assim como faz a comunidade internacional, que preservar o meio ambiente, respeitar os direitos humanos, as práticas trabalhistas e atuar de forma ética e socialmente responsável são princípios e valores universais e fundamentais para a construção de uma sociedade sustentável.
• O CTE assume um papel destacado na difusão dos conceitos e metodologias aplicáveis a empresas e empreendimentos da cadeia produtiva, uma vez que a sustentabilidade vem assumindo papel cada vez mais importante para o mundo corporativo e para os negócios das empresas do setor da construção.
• Todas as pessoas são iguais e têm direito a igual proteção contra qualquer forma de discriminação na contratação, remuneração, treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça ou etnia, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, gênero, orientação sexual, associação a sindicato ou filiação política, ou idade.
• O CTE está comprometido em minimizar e administrar seus impactos ambientais de forma mais eficiente, reduzindo desperdícios, enviando para reciclagem seus resíduos e utilizando de forma racional a água e a energia para o pleno desenvolvimento de suas atividades.
• Assim, a busca pela sustentabilidade, mais do que um valor corporativo, é um compromisso público e uma estratégia de ação assumida por sua alta direção e todos os seus colaboradores.
O CTE É MEMBRO ATIVO DAS SEGUINTES ENTIDADES:
O CTE associou-se ao Instituto Ethos em 2006, quando passou a se comprometer com o tema e as práticas de Responsabilidade Social Empresarial em suas atividades e negócios, bem como a divulgação do conceito de RSE para os públicos com os quais interage. www.ethos.org.br
Em 2009, o CTE tornou-se signatário do Pacto Global da ONU e adotou em suas práticas de negócios os valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos nos 10 princípios do Pacto. www.unglobalcompact.org
O CTE tornou-se signatário do PRI em 2013 e adotou os seis Princípios para o Investimento Responsável, passando a fazer parte da rede internacional de investidores que reconhecem as questões ambientais, sociais e de governança corporativa nas práticas de investimento e trabalham juntos para o desenvolvimento de um sistema financeiro global mais sustentável. www.unpri.org
O Presidente do CTE, Roberto de Souza, foi membro fundador, em 2007, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, cujo objetivo é contribuir para a geração e difusão de conhecimento e de boas práticas de sustentabilidade na construção civil. Desde então, o CTE é membro da entidade. www.cbcs.org.br
Desde 2006 o CTE é membro do U.S. Green Building Council, entidade responsável pelo desenvolvimento do modelo LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) de certificação ambiental para edificações. O CTE é hoje empresa líder em consultoria para certificação LEED no Brasil. www.usgbc.org
O CTE é membro do Green Building Council Brasil desde a sua fundação em 2007. A entidade tem como missão desenvolver a indústria da construção sustentável no Brasil e optou por disseminar no mercado o sistema de certificação LEED®. www.gbcbrasil.org.br
Em 2012, a empresa criou a Universidade Corporativa CTE, um ambiente estratégico para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem de seus colaboradores, calcada nos seguintes pilares:
1. Compartilhamento do conhecimento e do DNA do CTE
2. Inovação como diferencial competitivo
3. Gestão do Plano de Desenvolvimento Individual de cada colaborador
4. Desenvolvimento de Líderes e Gestores
5. Desenvolvimento de Programas Corporativos
6. Diálogo com Stakeholders
Disponibilizamos aqui os Relatórios de Sustentabilidade CTE, que apresentam a evolução da organização em relação às suas práticas de sustentabilidade no decorrer dos anos. Clique nos links abaixo para acessá-los.
ASSOCIADA A
CTE © 2013 – Centro de Tecnologia de Edificações – Todos os direitos reservados.
Rua Álvaro Rodrigues, 182, Cj. 153 – Brooklin ǀ São Paulo – SP ǀ CEP 04582-000 ǀ (11) 2149.0300
Rua Churchill, 109, Sl. 201 – Centro ǀ Rio de Janeiro – RJ ǀ CEP 20020-050